terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vintage ou Retro ?? Entenda a diferença!

Vamos entender o significado de vintage. O significado nada tem a ver com moda. É um nome dado a colheita de vinhos. A origem ou significado vem de vint relativo à safra de uvas e age de idade. Quanto mais velho melhor!

O termo retrô (re-tro, e em inglês retro) significa para trás. Tá, você deve estar pensando que tudo está relativo ao velho, e qual é a diferença?


Quando você vai ao brechó ou ate mesmo no bau da sua avó e vê peças, roupas, acessórios e ate mesmo, objetos de decoração la dos anos 30, 40 em perfeito estado, são peças vintages. resumindo é aquela peça antiga que esta em perfeito estado e ainda existe. 



Retrô seria um relançamento de algo que vez sucesso décadas a trás, as vezes inspirações repaginadas da história da moda. Aqui no brasil uma peça que sempre esta em alto, são camisas de futebol  retro, são geralmente as mais lindas.

Camisas Retrô Inter e Grêmio em linho (Andressa e Michele - musas dos times)


Como exemplo a calça boca de sino que foi auge nos anos 70 e esta de volta inovada com a cintura alta (dois posts anteriores só falamos delas).



Também a estampa POA (bolinhas) super retrô esta de volta em diversos looks atualmente #SuperTendencia.



Resumindo: O vintage é algo velho com cara de novo e o retrô é algo novo com cara de velho. Quem é vintage é retrô e quem é retrô é vintage.


O que é melhor ser vintage ou ser retrô?

Bom melhor para o bolso com certeza ser retrô já que peças e acessórios vintage são raros e podem chegar a valores bem expressivos.

Um exemplo MASTER o vestido original que Marilyn Monroe usou no filme, foi arrebatado por mais de US$ 4 Milhões, acredito que seja a peça vintage mais cara da história. 




Bjus, Mi




2 comentários: